segunda-feira, 4 de maio de 2009

Por uma vida menos ordinária...

Eu penso agora em todos os lugares lindíssimos q já vi. E me lembro que, enquanto olhava pra eles, sentia que bastava aquele instante pleno de beleza pra q o mundo, ou a própria vida já valessem a pena. E, como diria carlos Drummond, a poesia daquele momento inundava a minha vida inteira...
É assim também com as pessoas. Quando sentimos vontade de tratar alguém de uma maneira diferente, mais íntima, ou qdo temos o impulso de manifestar algum sentimento de desejo, ainda que este desejo seja seja simplesmente o de se estar perto, de se tocar de uma maneira especial, de se agradar, muitas vezes a gente reprime essa atitude- quem sabe um sorriso simpático, ou um olhar d afeto. A gente reprime o q talvez seja o mais belo do comportamento humano. Corta já na raiz aquilo q poderia vir a se tornar um daqueles momentos únicos de beleza, q poderia fazer a vida inteira valer a pena.
Isso tudo pq, antes q aconteça o tal sorriso, o tal abraço, beijo ou afago, já pensamos em todas as coisas negativas q já surgiram antes d outras manifestações d afeto frustradas.
Em vez d se pensar no gesto, na palavra, na carícia, pensa-se no inconveniente de se envolver emocionalmente e sofrer depois.Ou então na suposta obrigação futura de se prestar satisfações das próprias atitudes e sentimentos seja ao outro, a si mesmo ou à sociedade.
Mas pq isso acontece, se a vida é tão curta pra se pensar tanto assim no q deu errado, ou no q ainda não deu certo? Pq é q a gente não se dá conta do quão preciosos são esses pequenos instantes da nossa vida e pára de se preocupar com aquilo q na realidade não tem nenhum valor?
Pq se preocupar tanto com esse negócio de sociedade e com a maneira como ela vai receber a cada um de nós como é, se, no final, a tal "sociedade" não nos dá absolutamente nada em troca de sermos como "ela" exige q sejamos? (ou será q quem exige é a gente mesmo???)
Pq não aproveitar o pouco tempo q nos resta para amarmos mais, ou para demonstrarmos mais nosso amor pelos outros, pela vida e por nós mesmos?
Pq não beijar, abraçar, sorrir, amar, se declarar, se entregar, se jogar, arriscando tudo isso q pensamos ser importante, mas q na verdade nem é, e a o mesmo tempo ganhando mais e mais pequenos instantes repletos de beleza q fazem -estes sim- com q a nossa vida realmente valha a pena???

Nenhum comentário:

Postar um comentário